terça-feira, 1 de outubro de 2013

Os Loucos da Madison Avenue


Inspirada no livro Mad Men – Comunicados do Front Publicitário, escrito pelo publicitário Jerry Della Femina, Mad Men é uma premiada série dramática norte americana que mostra o mundo publicitário da década de 60. A série já tem seis temporadas concluídas e, a sétima e última, já está sendo produzida. No Brasil, é exibida na TV Cultura.

Apesar de ser uma ficção, Mad Men traça um retrato bem realista do dia a dia nas agências de publicidade, mostrando até alguns cases reais (durante os episódios é possível ouvir nomes como David Ogilvy, Ford, Luck Streak, entre outros) e sendo bem fiel a esse universo publicitário (pelo menos como ele era nos anos 60, afinal, muita coisa mudou), porém a série  não se restringe apenas ao mundo criativo, trata também de questões como traição, machismo e preconceito.


A série tem como personagem principal o diretor de criação Donald Draper (Jon Hamm), um homem sedutor, de personalidade forte e sendo muito respeitado profissionalmente, porém com uma vida muito conturbada e que esconde alguns mistérios. Draper trabalha na agência Sterling Cooper (fictícia), é casado e tem dois filhos. Passa seus dias regados a bebidas e cigarros (mesmo no horário de trabalho, como todo publicitário da série), além de ter seus casos extras conjugais.

Outra personagem que se destaca na trama é Pegg Olsen (Elisabeth Moss), que começou como uma simples secretária de Draper e, com sua ajuda, consegue entrar nesse universo machista e torna-se redatora, a primeira mulher a atuar como publicitária na Sterling Cooper, todas as outras são apenas secretárias ou telefonistas, além de Joanne que trabalha na parte administrativa. Pegg enfrenta muito preconceito de seus companheiros de trabalho, mas é uma excelente profissional e consegue superar esses obstáculos.

Não importa se você tem ou não alguma ligação com o mundo publicitário, Mad Men traz à tona tramas surpreendentes que vão além do universo criativo e vale muito a pena assistir, afinal não é qualquer série que já recebeu quatro Emmy’s e três Globos de Ouro.

E para encerrar, deixo aqui o lema da série: “Não importa o que você é ou o que você quer, mas sim como você se vende”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário